Contador

contador de visitas
Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

E3 2010: Conheça as novidades apresentadas no evento de games

A espera por um jogo inédito costuma ser um período torturante e, ao mesmo tempo, animador. E a Electronic Entertainment Expo (E3), feira realizada anualmente em Los Angeles, é o evento que deixa esse sentimento mais à flor da pele dos fãs de videogame. É nesta época que as fabricantes de consoles, portáteis, acessórios e desenvolvedoras de jogos revelam ao mundo o que está por vir... e o ciclo se repete.
As novidades apresentadas na edição 2010, que ocorreu semana passada, refletem uma mudança curiosa no andamento desta geração de consoles: sua duração, como as fabricantes estão agindo para manter vivo o interesse do consumidor e como atrair novos fãs no processo.
Vale explicar: na geração anterior, o tempo de vida dos consoles antes de sua famigerada descontinuação era de quatro a seis anos. A exceção notável é o PlayStation 2, que, 11 anos depois do lançamento, continua disponível nas lojas. Já faz cinco anos que o primeiro console da geração atual chegou ao mercado, e nem sinal de seu sucessor.
Quais foram, então, as novidades em se tratando do hardware? No que depender das fabricantes, as estrelas da festa foram os controles de reconhecimento de movimento, a visualização 3D e jogos que incentivam o exercício físico. Mais uma vez, vemos a batalha contra a imagem do "jogador esparramado no sofá com um controle na mão" iniciada há alguns anos.
Segunda passada, na noite anterior à E3, a Microsoft apresentou em definitivo o Kinect. O que foi mostrado em 2009 com o codinome Natal seguiu bem a cartilha ditada pelo Wii, da rival Nintendo, desde seu lançamento, em 2006. A lista de jogos usando o controle em formato de câmera tem aquela cara de jogo para o público expandido - isto é, aqueles que se aproximaram dos videogames com uma experiência de jogo mais amigável e controles mais convidativos - reunindo esportes e um clima mais família.
No dia seguinte, a Nintendo apresentou o 3DS, portátil que dispensa o uso de óculos para ver imagens em três dimensões; já a Sony defendeu arduamente os televisores 3D - estes, sim, usando óculos especiais - como parte de uma experiência mais imersiva em jogos e filmes em casa. E teve também o Move, controle com reconhecimento de movimento.
Mas é claro que tudo isso serve a um mesmo propósito: os jogos novos!
Espera-se que algumas produções inéditas aproveitem o embalo do hardware novo. Apostas: algo específico ao jogo (como "Dance Central", um game para Xbox 360 dos mesmos criadores de "Rock Band", e "Heroes on the Move") ou apenas uma compatibilidade extra (o jogo musical de tiro "Child of Eden" funciona tanto com gamepad quanto com Kinect ou Move, enquanto o shooter "Killzone 3" terá compatibilidade com o Move).
Ainda assim, existe aquela parcela dos jogadores mais conservadores - que não têm tanto interesse assim nestes esquemas de controle menos tradicionais. Para estes, foram apresentadas produções inéditas como "Bulletstorm", "Rage", além de sequências de séries já estabelecidas, como "Assassin's Creed: Brotherhood", "Call of Duty: Black Ops", "Deus Ex: Human Revolution", "Metal Gear Solid: Rising" e "Portal 2".
E tudo isto porque só foram citados os jogos feitos para venda no varejo, pois os jogos por download também fizeram bonito, como "Castlevania: Harmony of Despair", "Comic Jumper", "Dead Nation", "Hard Corps" (não se deixe enganar: é um novo jogo da série "Contra"), "Lara Croft and the Guardian of Light", "Rock of Ages" e "Trine 2".
Mas é aquilo: nunca se sabe quando as produtoras decidirão incluir a compatibilidade com os novos controles em seus jogos. Parece mesmo que ainda é cedo demais para dizer que os controles tradicionais serão deixados de lado de vez. Afinal de contas, a tendência é atrair o máximo de gente possível para este fascinante mercado, seja lá para qual sistema for. Até mesmo a OnLive, que oferece jogos recentes usando streaming pela internet, foi demonstrada em um iPad!
Bom não esquecer que estamos falando de uma indústria bilionária. No fim das contas, o recado que o clima do evento passou foi justamente o seguinte: esta geração de consoles está longe de acabar, e o que as produtoras mais querem é a expansão de seu público, seja você um fã das antigas ou um neófito no assunto.
Parafraseando Kevin Butler, personagem de comerciais da Sony que vez por outra alfineta as rivais: "Todo jogador é um jogador de verdade, e apesar de declararmos fidelidade como 'fanboys' [termo usado para aqueles fãs ferrenhos], todos servimos ao mesmo mestre. Um rei. E seu nome é 'gaming'. Que ele reine para sempre!". Portanto, vida longa aos videogames. Que venha a E3 2011.



Sony: futuro do entretenimento está no 3D PlayStation Move, novo controle sensível ao movimento /
 Crédito: Divulgação


É oficial: a Sony quer popularizar de uma vez por todas a experiência 3D no conforto do seu lar - declarando que quer fazer o mesmo que fez pelo formato Blu-ray. Em certos momentos da conferência, os executivos pediam que os visitantes colocassem os óculos especiais para demonstrar jogos como "Killzone 3", que sairá em fevereiro de 2011.
Outros títulos com visualização 3D foram confirmados, como "MotorStorm: Apocalypse", a coletânea "The Sly Collection" e "Gran Turismo 5" (que, finalmente, ganha data: 2 de novembro).
O PlayStation Move, controle com reconhecimento de movimento, também foi demonstrado em jogos como "Sorcery" (no qual um aprendiz de feiticeiro usa uma varinha mágica para realizar feitiços: o movimento na tela é o mesmo feito pelo jogador com o controle) e "Tiger Woods PGA Tour 11", nova versão da série de golfe da Electronic Arts, na qual o taco é representado pelo controle Move.
Quanto aos jogos, produções internas como "Infamous 2" e um novo "Twisted Metal" foram mostradas. O apoio das third-parties continua firme, com direito a edições especiais de "Medal of Honor" e "Dead Space 2" - incluindo, respectivamente, uma versão HD de "MOH Frontline" e a conversão do jogo de tiro "Dead Space Extraction", até então exclusivo ao Wii. E após anos de críticas da Valve, ela lançará "Portal 2" no PS3 com a solução Steamworks - e nos consoles, somente no PS3.
Além disto, foi apresentada a PlayStation Plus, assinatura paga (porém opcional) que dá direito a demos jogáveis antecipadas, convites para testes de jogos em beta, conteúdo exclusivo e outras vantagens. Tudo a US$ 50 anuais.
O Move sai nos EUA em 19 de setembro, a US$ 50; o Navigation Controller sai por US$ 30. Vale frisar que a Sony lançará pacotes com preços mais em conta, como um incluindo os dois controles, a câmera PS Eye e o jogo "Sports Champions" por US$ 100. Pelo menos 15 jogos compatíveis sairão no mesmo dia, e outros 40 até o fim do ano.



Microsoft e o gamer casual Redesign do Xbox 360 e o novo controle, Kinect / 
Crédito: Divulgação

Um ano após mostrar o "projeto Natal", a Microsoft revelou seu nome final: Kinect. Os jogos apresentados comprovam que a empresa quer sua fatia do mercado casual com produções para a família toda curtir, como "Kinect Sports", "Kinect Adventures", "Kinect Joyride" e "Kinectimals". Disney, LucasArts e Harmonix também aderiram ao Kinect, que servirá para a interface básica do console e chat via internet. Ainda não se sabe o preço final - lojas online o listam a US$ 150 - mas está certo que será lançado em 4 de novembro, com 15 títulos compatíveis.
Nem por isso certos medalhões da companhia ficaram de fora: sequências aguardadas de seus games exclusivos também foram apresentadas, como "Gears of War 3", "Halo: Reach" e "Fable 3" - além de uma prévia de "Kingdoms", produção em parceria exclusiva com a Crytek.
No fim da conferência para a imprensa, a MS revelou uma nova versão do Xbox 360. Mais compacto e silencioso, o console vem com HD de 250GB e wi-fi embutido. O preço? US$ 300. E quando chega às lojas? Foi essa a surpresa. Já está disponível nos EUA, e deve chegar aqui ao país até o fim do ano.
Para os fãs no Brasil, uma ótima surpresa: até o fim de 2010, a Xbox Live terá representação oficial por aqui. As principais funções estarão lá - como jogos vendidos por download, listas de amigos, acesso às redes sociais - e o plano é permitir que contas criadas no exterior (única saída para quem queria acessar o conteúdo e jogar online daqui) sejam migradas para novos perfis na Live brasileira. Portanto, nada de pânico quanto a perder aqueles suados pontos no Gamerscore ou se preocupar com a cotação do dólar na hora de comprar pontos para jogos da Live Arcade.



Nintendo: séries clássicas e portátil 3D Nintendo 3DS, novo portátil com tela tridimensional / 
Crédito: Divulgação

Muitos fãs da Nintendo concordam que a empresa é o que é devido à força de suas marcas e personagens, e a empresa deve saber disto. A empresa começou o evento de imprensa apresentando "The Legend of Zelda: Skyward Sword", primeiro título da série feito para o Wii. O criador Shigeru Miyamoto o demonstrou, reforçando como o acessório MotionPlus representa os movimentos da espada de Link com fidelidade. Outras séries também são revisitadas: "Donkey Kong Country Returns", "Mario Sports Mix", "Kirby's Epic Yarn", "Metroid: Other M" $"GoldenEye 007". Além disto, "Disney's Epic Mickey" (que promete reinventar o personagem, homenageando sua história) também foi mostrado ao vivo.
No entanto, a revelação do 3DS roubou a cena. Além da prometida tela tridimensional sem óculos (e widescreen!), o portátil tem controle analógico, giroscópio e sensor de movimento, duas câmeras para fotos 3D, mais potência gráfica, troca de dados via wi-fi em modo "sleep" - baixando conteúdo extra tanto de outros 3DS em modo "sleep" ou em atividade - quanto de hotspots sem fio.
Certos jogos da Nintendo, como "StarFox 64", "Nintendogs" (que também terá gatos desta vez), "Animal Crossing" e o clássico "Zelda: Ocarina of Time" serão refeitos para o 3DS - e outras produtoras declararam seu apoio, trazendo séries como "Metal Gear Solid", "Resident Evil", "Assassin's Creed" e "DJ Hero".
O primeiro trailer do 3DS foi o do jogo "Kid Icarus Uprising". Há anos, certos fãs da empresa clamam por esta sequência... e a espera acabou. Ainda sem preço, o 3DS sairá até março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Pesquisa personalizada